Contabilidade - Fundamentos da Contabilidade
Observando e atentando sempre para os Princípios da Entidade, Continuidade, Oportunidade, do Registro pelo Valor Original, da Atualização Monetária, Principio da Competência e Principio da Prudência, garanti-se um norteio eficaz para a condução de qualquer trabalho que envolva a contabilidade. Garantindo assim sua eficácia e compreensão.
Dentre estes Princípios, eu destaco o da Entidade, definindo-o como um dos principais. Através dele, a contabilidade afirma a autonomia patrimonial. Considerando que o patrimônio da empresa deve ser registrado e descriminado para ela, diferenciando-o do empresario, pois estes são pessoas distintas. Isso é muito importante, pois com isso, tem-se uma clareza maior sobre os dados e de quem eles se referem. Na pratica, isso ajuda em casos jurídicos por exemplo, onde sempre precisa-se definir qual patrimônio é da pessoa e qual é da empresa, entre outros. O fato de os patrimônios serem separados, não impede de haver negócios financeiras entre os dois, dando liberdade para que caso queiram, realizem tais transações, desde que estas constem nos relatórios exigidos.
Outro Principio muito importante é o da Oportunidade, onde nele preconiza-se a tempestividade e a integridade do registro patrimonial, fazendo reconhecer de imediato os ativos e passivos nos registros contábeis. Inclusive para casos onde não tenha uma prova concreta, havendo uma possibilidade de estimativa técnica, razoável e objetiva, esta deve ser feita, compreendendo os elementos quantitativos e qualitativos e contemplando os aspectos físicos e monetários. No dia a dia, o principio da oportunidade tem para os usuários das informações contábeis uma importância vital. Como vivemos em um mundo globalizado, onde as informações e transações ocorrem simultaneamente e velozmente.