Contabilidade financeira
Atividade 1 – Compreender A Contabilidade
A Contabilidade – O quê? Para quê? 1 – Contabilidade: Objeto material e formal, paradigmas de análise dominante e finalidades. 2 – Harmonização normalização contabilística. A normalização contabilística em Portugal.
Rui Costa Marketing EaD 2111576
Exercício 1 Comente as seguintes afirmações: A – A finalidade da contabilidade consiste apenas em produzir demonstrativos financeiros numa base regular. R: Como verificamos nas diversas leituras para esta atividade, contabilidade é muito mais que isso, os próprios temas de reflexão para este exercício o transmitem, principalmente o segundo extrato. De facto, a contabilidade através da observação, recolha de dados e registos dos mesmos, tratamento, classificação e análise, consegue elaborar informação socioeconómica que permita, dar apoio à tomada de decisões e cumprir com o objetivo de fornecer uma informação fidedigna capaz de satisfazer com verdade todos os stakeholders. Então, podemos afirmar que a contabilidade é mais do que demonstrativos financeiros assentes numa base regular, pois tem a tarefa de transformar os dados disponíveis em informações úteis e relevantes a todos os seus utilizadores.
B – A contabilidade é um instrumento de planeamento e controlo. R: Claro que sim. Sendo a contabilidade um instrumento de produção e divulgação de informação económica (contabilidade interna/ analítica), sobre a gestão e para a gestão, útil para fundamentar e alicerçar as tomadas de decisões económicas racionais, então, também o é com toda a amplitude, uma ferramenta através da produção de informação de planeamento e controlo.
C – A contabilidade enquanto sistema de informação envolve apenas registo, análise e relato contabilístico. R: Não só. A contabilidade, enquanto sistema de informação, envolve observação, recolha e tratamento de dados, registo, análise, produção e divulgação/relato da informação contabilística.
Exercício 2 Distinga