Contabilidade financeira - Estudo de caso
Vídeo do Prof. Alexandre Assaf Neto
Assunto: “Análise de balanços: limitações e conflitos - PARTE 1”
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=zJmVhD1CISw
Com base no entendimento, pesquisas adicionais e também sua experiência, comente sobre:
a) A criação de valor econômico ou riqueza para os acionistas comentado pelo Prof. Alexandre Assaf Neto pode ser analisado em qual demonstrativo contábil obrigatório? Do que se trata o termo “performance” no contexto da Análise de Balanços?
b) A Análise de Balanços deve ser crítica e incorporar uma visão mais ampla do que a descrita nos relatórios contábeis publicados pelas companhias. Explique (argumente com base nas exposições do vídeo).
c) Qual o principal pressuposto de um balanço?
RESPOSTAS
a) O lucro (valor econômico ou riqueza) não é definido apenas pela diferença entre receitas e despesas explícitas, conforme descrito na Demonstração de Resultados. Sendo assim, dentre outras coisas, para avaliar o desempenho de uma empresa é preciso levar em consideração os custos inerentes ao seu funcionamento e os custos do capital nela investido. Estas análises são realizadas através do EVA (Economic Value Added ou Valor Econômico Adicionado). No contexto da análise de balanços, a boa performance se dá quando o retorno produzido em um determinado exercício supera o custo de oportunidade de seus proprietários, ou seja, quando se obtém lucro [Trecho: 03:54 a 04:05].
b) A análise de balanços deve ser crítica e com uma visão mais ampla do que a descrita nos relatórios contábeis, pois ela “requer, além de suas técnicas convencionais/tradicionais de análise financeira, também um conhecimento dos objetivos da empresa, de suas estratégias e de todo o contexto no qual a empresa está inserida“ [Trecho: 01:22 a 01:39]. Sendo mais abrangente, uma análise de balanços ”requer que se conheça a empresa, as oportunidades de crescimento e ameaças, suas estratégias e modelos de gestão, o mercado em que a empresa