Contabilidade empresarial
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Regimes de apuração do resultado contábil 5
2.1.1 Métodos de depreciação de bens 6
2.1.1.1 Demonstrações Contábeis 8
3 ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 10
3.1 Balancete de Verificação 10
3.2 Depreciação 21
4 CONCLUSÃO 25
REFERÊNCIAS 26
Introdução
O regime adotado significa que as receitas, as despesas e os custos serão reconhecidos, contabilizados, escriturados e apropriados pela contabilidade da empresa, por uma das formas a seguir: Regime de caixa ou Regime de competência. O regime de caixa implica em uma forma simplificada da contabilidade, o qual irá reconhecer uma despesa ou receita quando efetivamente houver a entrada de valores ou a saída de valores, ou seja, no momento em que ocorrer o efetivo pagamento. O regime de competência é universalmente adotado e é o regime aceito pela legislação fiscal, neste sistema as despesas e receitas são reconhecidas pela contabilidade independente do seu pagamento ou recebimento, ou seja, pelo fato gerador.
Com a obsolescência natural ou desgaste com uso na produção ao longo do tempo, os ativos vão perdendo valor, essa perda de valor é apropriada pela contabilidade periodicamente ate que esse ativo tenha valor reduzido a zero. Os métodos de depreciação são: método linear, método da soma dos algarismos dos anos, método das horas trabalhadas e método das unidades produzidas.
As demonstrações contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas anualmente, segundo a lei 6404-76, pela administração de uma sociedade por ações e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. Algumas demonstrações são: Demonstrações das Mutações do Patrimônio Liquido (DMPL), Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) e Demonstração do Valor adicionado (DVA), todas elas servem para auxiliar a contabilidade.
CONTABILIDADE EMPRESARIAL
2.1Os regimes de