Contabilidade empresa
Frequentemente os responsáveis pela administração das empresas estão tomando decisões, quase todas importantes, vitais para o sucesso do negócio. Para uma boa tomada de decisão há necessidade de dados, informações corretas, e outros subsídios.
Há algumas empresas que tem enfrentado sérios problemas financeiros e culpam a carga tributária, encargos sociais, juros altos e muitos outros fatores que contribuem para enfraquecer a empresa, quando, muitas vezes, a crise na empresa é causada pela má administração (decisões), falta de experiência e planejamento, descontrole do fluxo de caixa, pouca atenção ao cliente, falta de capital de giro, decisões precipitadas, sem dados confiáveis. Não basta apenas a experiência do administrador, são necessárias ainda informações precisas para a tomada de decisões (basear decisões em dados), medir o sucesso por resultados, ter objetivo definido, evitar resistência à mudança, confiar nos colaboradores, estimular o mérito alheio.
E essas informações estão contidas nos relatórios elaborados pela contabilidade. As informações geradas pela contabilidade não só permite ao administrador segurança ao tomar uma decisão, mas interage em cada área da empresa contribuindo para o sucesso do sistema maior. A própria empresa.
As empresas funcionam como um organismo complexo, onde tudo precisa acontecer em perfeita harmonia. Não apenas a contabilidade, cada departamento, setor, funcionário, cada profissional tem uma participação importante nesse processo. Ao administrador é essencial que consiga identificar de cada parte integrante da corporação as informações que podem ser obtidas, conhecer exatamente qual o papel de cada um no processo macro de funcionamento da empresa, a "visão sistêmica”. As informações são complementares e, portanto, o conjunto todo é muito importante. Os vários departamentos da empresa são interligados e interdependentes, em total sincronia.
Para um funcionamento