Contabilidade empresa comercial
Mercadorias são os objetos que as empresas comerciais compram para revender. As operações que envolvem a compra e a venda de mercadorias constituem a atividade principal das empresas comerciais.
Empresas comerciais portanto, são aquelas que se caracterizam pela compra e pela venda de mercadorias.
No presente capítulo, estudaremos as operações que envolvem a movimentação de mercadorias, compreendendo as compras, as vendas, os tributos incidentes sobre compras e vendas, os estoques, os critérios de avaliação dos estoques, as divergências entre o estoque físico e o contábil, as perdas e as quebras nos estoques, a apuração do resultado da conta Mercadorias (resultado bruto), as provisões para ajuste ao valor de mercado e para créditos de liquidação duvidosa.
MÉTODS E SISTEMAS PARA REGISTRO DAS OPERAÇÕES COM MERCADORIAS
Existem dois métodos e dois sistemas que podem ser adotados para o registro das operações que envolvem mercadorias.
Métodos
A conta mista consiste na adoção de uma só conta para o registro de todas as operações que envolvem mercadorias. Normalmente, essa conta é denominada Mercadorias. Considera-se método da conta mista porque a conta Mercadorias exerce, ao mesmo tempo, duas funções: patrimonial e de resultado.
Exerce função patrimonial porque registra o valor dos estoques inicial e final, figurando no Balanço Patrimonial junto com as demais contas do Ativo.
Exerce função de resultado porque registra também as compras, as devoluções de compras, as vendas, as devoluções de vendas etc., permitindo assim que por meio dela seja apurado o resultado bruto do exercício.
A conta desdobrada consiste em desdobrar a conta Mercadorias em tantas quantas forem necessárias para a contabilização isolada de cada tipo de fato que envolva as operações com mercadorias. Basicamente, as contas são três: Estoque de Mercadorias, Compras e Vendas, podendo ainda existir Abatimentos sobre Compras, Abatimentos sobre Vendas, Compras