Contabilidade de custos
Custos Diretos
Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio ,entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio.
São exemplos de custos diretos aqueles com matéria-prima consumida e mão-de-obra dos operários, em algumas situações a mão-de-obra pode ser um custo indireto.
Podem também conceituar os custos diretos como os elementos de custo individualizáveis referentes ao produto. Ou seja, que se identificam imediatamente com a produção dos mesmos, mantendo uma correspondência proporcional. Já os custos indiretos são aqueles que não se podem apropriar diretamente ao valor final do produto.
Custo indireto
O custo indireto é o custo que não podemos determinar com precisão sobre cada produto, por isso ele é rateado ou alocado com base em algum critério.
Os custos indiretos eles não tem ligação direta com o produto final da empresa. Por exemplo, não sabemos quanto de energia elétrica cada produto consome ao ser produzido. A energia elétrica da fábrica pode então ser rateada pelos produtos fabricados, com base nas quantidades produzidas ou em outro critério, como número de horas de mão-de-obra.
Exemplos de custos indiretos: Energia elétrica da fábrica, água consumida na fábrica, lubrificantes das máquinas, salários dos supervisores ou gerentes da fábrica etc.
Terminologia Contábil Básica
Gasto
O gastos é um sacrifício financeiro com que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente em dinheiro).
Desembolso
È o pagamento efetuado ao se adquirir um bem ou