Contabilidade de Custos
Administração
CONTABILIDADE DE CUSTOS
SOROCABA
2011
CONTABILIDADE DE CUSTOS
SOROCABA
2011
Este trabalho dedicamos ...
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 5
1.1 Tema e Problema 13
Objetivos 14
1.1.1 Objetivo Geral 14
1.1.2 Objetivos Específicos 14
Justificativa 14
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 14
3. METODOLOGIA 15
4. CONCLUSÃO 17
INTRODUÇÃO
A contabilidade de custos surgiu com o advento do sistema produtivo, ou seja com a revolução industrial, na Inglaterra no final do século XVIII, com o objetivo de modificar os sistemas produtivos que necessitavam de informações contábeis diferentes daquelas empresas comerciais da era mercantilista. Assim surge a demanda por indicadores para determinar o preço do produto que era obtido nas operações internas, medindo a rentabilidade de vários segmentos do negócio, bem como fornecer indicadores de empenho dos gerentes descentralizados e dispersos. Foram necessárias modificações no sistema de contabilidade, para registrar e avaliar inventários de materiais, de produtos fabricados e vendidos. Nessa mesma época as grandes empresas varejistas desenvolveram indicadores de margem bruta por departamento ( receitas das vendas menos custos operacionais e de compras ) e giro de estoques.
1. FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Pode-se dizer que todas as técnicas de contabilidade industrial desenvolvidas referiam-se ás praticas utilizadas nas empresas. As teorias e técnicas de custos entraram em grande desenvolvimento na década de 1890 até a virada do século XIX. Esse período foram desenvolvidos;
** a mecânica de integração de contabilidade industrial a contabilidade geral;
** os detalhes envolvidos na movimentação e registro das matérias-primas; e
** o registro e a determinação dos custos de mão de obra e a inclusão dos itens representativos de produção no custo industrial da produção iniciada.