Descrição sobre Telhados
1. Introdução 4
2. Definição - Telhado de 02 águas e Platibanda 4
3. Tipos de madeira para telhado 5
4. Representações de telhado 6
5. Tipo de Telhas 7
5.1. Telhas Cerâmicas 7
5.2. Telhas metálicas 9
6. Referências Bibliográficas 11
1. Introdução
Telhados são construções destinadas a proteger os edifícios da ação das intempéries como chuva, vento, frio e calor. Compõem-se de armação e cobertura. Seus elementos estruturais dependem do material, da inclinação, tipo e peso de revestimento e cargas.
2. Definição - Telhado de 02 águas e Platibanda
Caracterizada pela definição de duas superfícies planas, com declividades iguais ou distintas, unidas por uma linha central denominada cumeeira ou distanciadas por uma elevação (tipo americano). O fechamento da frente e fundo é feita com oitões Platibanda.
Figura 1
Designa uma faixa horizontal (muro ou grade) que emoldura a parte superior de um edifício e que tem a função de esconder o telhado. Podendo ser utilizado em diversos tipos de construção, como casas e igrejas, tornou-se num ornamento característico durante o estilo gótico.
Modernamente, é comum o uso de platibandas em casas que foram residenciais e passaram a abrigar algum tipo de comércio. Para esconder a antiga vocação do imóvel, moderniza-se a fachada e coloca-se uma platibanda (que pode ser uma parede mais alta que o telhado, para assim escondê-lo e tirar a aparência de casa).
O telhado de uma casa é uma das etapas mais caras do processo de construção, isto graças à madeira que pode elevar bastante o custo da obra, já que dependendo do projeto há necessidade de bastante madeiramento e historicamente ela é considerada cara. Para economizar há duas formas, sendo a primeira recorrer ao projeto da casa visando minimizar o uso de madeira, mas isto precisa ser feito com bom senso. A segunda forma é optar por uma madeira mais barata.
3. Tipos de madeira para telhado
Uma das madeiras mais utilizadas