contabilidade de custos
“ A principal característica da Mão de Obra Direta e toda aquela que trabalha qualquer tipo de Mão de obra para quem executou diretamente o Trabalho em si independentemente do tempo despendido, não tendo nenhum tipo de divisões ou estimativas sobre o produto elaborado.”
Entretanto, a Mão de Obra Indireta é aquela que mesura rateios ou estimativas ligadas no calculo da medição para se chegar a um denominado de preço de seus produtos. Assim acontece, com o supervisor de Máquinas, este colaborador é muito importante para que haja um bom funcionamento, e desempenho de seus produtos, Mas ele não está diretamente ligado a produção de sua empresa. E sim, para que as máquinas estejam a todo vapor, para honrar e cumprir toda a sua produção estimada.
Outros exemplos de Mão de Obra Indireta:
-Encarregado de Setor;
- Supervisor de Produção;
-Chefias departamentos;
-Carregador de Materiais;
- Pessoal de Manutenção;
- Ajudante;
Exemplos de Mão de Obra Indireta:
- Torneiros;
- Prensista;
- Soldador;
- Cortador;
- Costureiras;
- Cozinheiros;
- Sapateiro
Mão de Obra Direta: Custo Fixo ou Variável
Como a Legislação Brasileira, permite que cada trabalhador não ultrapasse as 220 hr mensais trabalhada, Mesmo que ele trabalhe somente a metade das 220hr, a empresa acabou assumindo o risco de um gasto fixo mensal com a folha de pagamento, assim que contratou o funcionário em sua empresa. Porém, só pode ser considerada como custo de Mão de Obra Direta o tempo em que este trabalhador estiver utilizando o seu tempo diretamente no processo de Produção do tempo trabalhado. Mas se por alguma razão a empresa utilizar deste mesmo funcionário, para outras atividades dentro da empresa assim ele será transformado de Custo Fixo para Custo variável pois haverá variação no tempo que deveria ser utilizado na produção destes produtos, ou seja seria calculado por rateios.