Contabilidade de custos
Todos nós sabemos da importância da Contabilidade, da Matemática Comercial e Financeira e da análise de custos na vida de todas as pessoas e das organizações, todos precisam estar familiarizados e atualizados com seus conceitos fundamentais.
Este trabalho aborda as habilidades e competências para lidar com cálculos e investimentos que é hoje um requisito fundamental e diferencial para a tomada de decisão do administrador, no ambiente das empresas. Dessa forma a pesquisa tem como objetivo apresentar ao curso de administração, os conhecimentos contábeis necessários para a formação do administrador e relacionar esses conceitos com o jogo de empresas.
DESENVOLVIMENTO
Os custos são gastos que a organização realiza com o objetivo de por o seu produto pronto para ser comercializado, fabricando-o ou apenas revendendo-o, ou o de cumprir com o seu serviço contratado. Uma diferença básica para a despesa é que "custo" traz um retorno financeiro e pertence à atividade-fim, pela qual a entidade foi criada (determinada no seu Contrato Social, na cláusula Do Objeto). Já despesa é um gasto com a atividade-meio e não gera retorno financeiro, apenas propicia um certo "conforto" ou funcionalidade ao ambiente empresarial.
A razão para se classificar os gastos correntes de uma entidade em despesas e custos é que o primeiro vai direto para o resultado do período. Já custos irá formar um estoque (na produção de um bem) e, na sua realização (venda), serão finalmente levados ao resultado, o que poderá levar meses ou até anos.
Custos industriais geralmente são: matéria prima, energia consumida (eletricidade e/ou combustíveis), água consumida, materiais industriais diversos, mão de obra, depreciação dos itens imobilizados de produção, entre outros.
• Custeio Direto ou Variável: É um método de custeio usado para alocação apenas dos custos variáveis ao produto. Segundo Leoni "o sistema