Contabilidade de custos
Um sistema de contabilidade de custos adotado por uma empresa precisa ser compatível com sua estrutura organizacional, seus procedimentos de manufatura e o tipo de informações sobre custos que a administração deseja.
Todavia, qualquer que seja o conceito de contabilidade de custos utilizado, ele identifica o registro, acumulação e organização dos custos relativos às atividades operacionais do negócio e auxilia a administração no processo de tomada de decisões e de planejamento.
Classificam-se custos em: Custos Fixos ⇒ São os custos constantes, dentro de um intervalo relevante do nível de atividade;
Custos variáveis ⇒ São os custos que variam numa proporção direta com o nível de atividade;
Custos Semi-variáveis ⇒ São os custos que possuem uma parcela fixa e uma parcela variável quando o nível de atividade varia.
As principais características de um sistema de custos devem ser simples, de fácil compreensão, deve ser confiável em seus registros, exato nos números, deve ser corrente, sem repetições ou contradições e deve estar sempre atualizado para se obter melhor a informação desejada.
A contabilidade de custos é a bússola orientadora da administração da empresa. Por menor que seja uma empresa, as informações que se acumulam durante certo período são complexas para que se possam analisar os resultados sem ter anotações adequadas. Apresenta o resultado das atividades operacionais, permitindo comparações com resultados anteriores. Evidencia as atividades e produtos mais deficitários e mais lucrativos. Permite melhores avaliações e possibilita a correção de falhas. Serve de base para a tomada de decisões (FEDEPE/ 2010).
TERMINOLOGIA UTILIZADA Gasto - Sacrifício financeiro com que a entidade arca