Contabilidade de custos
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
VERONICE DIAS RIBEIRO
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NO PROCESSO DECISÓRIO.
PALMAS
2010
VERONICE DIAS RIBEIRO
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE DE CUSTOS NO PROCESSO DECISÓRIO.
Trabalho apresentado ao Curso de Graduaçao em Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Contabilidade de Custos.
Orientador: Profª. Joanice Leandro Diniz
Palmas, Tocantins 2010
INTRODUÇÃO
Contabilidade de Custos é a parte da ciência contábil que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos para se obter um bem de venda ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço. Contabilidade de Custos é o ramo da função financeira que acumula, organiza, analisa e interpreta os custos dos produtos, dos inventários, dos serviços, dos componentes da organização, dos planos operacionais e das atividades de distribuição para determinar o lucro, para controlar as operações e para auxiliar o administrador no processo de tomada de decisão. A necessidade de controle fez com que a apuração de custos ganhasse importância desde o início do Capitalismo. Era por meio da contabilidade de custos que o comerciante tinha resposta se estava lucrando com o seu negócio, pois bastava confrontar as receitas com as despesas do mesmo período.
TERMINOLOGIA CONTÁBIL BÁSICA EM CUSTOS
Para se entender as questões básicas da contabilidade de custos e, em especial, da contabilidade gerencial, faz-se necessário conhecer a sua terminologia básica. São termos simples e fáceis de entender, e que auxiliam a compreender o tratamento dado a todos os gastos dentro da empresa. Assim, o termo mais genérico é “gasto”. Esse termo é utilizado até no nosso dia-a-dia, quando adquirimos um produto ou contratamos um serviço.