Contabilidade de custo
A Contabilidade de Custos destina-se ao fornecimento de informações aos gerentes, isto é, as pessoas que estão dentro da organização, que dirigem e controlam operações desta.
A contabilidade de Custos provê as informações essenciais com que as empresas são efetivamente geridas, enquanto a contabilidade financeira proporciona os parâmetros pelos quais o desempenho passado de uma empresa é avaliado.
Por estar voltado aos gerentes, qualquer estudo sobre contabilidade de custos deve ser precedido de algum conhecimento do que os gerentes fazem das informações de que precisam e do ambiente empresarial como um todo.
A contabilidade de custos pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a várias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na própria contabilidade de custos, na análise financeira de balanços, etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo de decisório.
A contabilidade de custos, num sentido mais profundo, está voltada única e exclusivamente para a administração de empresa, procurando suprir informações que se adéquam de maneira válida e efetiva no modelo decisório do administrador.
A contabilidade de custos também se vale, em suas aplicações, de outros campos de conhecimento não circunscritos a contabilidade. Atinge e aproveita conceitos da administração da produção, da estrutura organizacional, bem como da administração financeira, campo mais amplo, no qual toda a contabilidade empresarial se situa.
2. DESENVOLVIMENTO
Identificação dos Gastos da Empresa Gasto Sacrifício financeiro com que a entidade arca para obtenção de um produto ou serviço qualquer. Sacrifício este representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente