Contabilidade de custo
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - BACHARELADO
CÁSSIA CRISTINA BONATTI
Contabilidade de cusTOS
Umuarama
2010
CáSSIA CRISTINA BONATTI
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Trabalho apresentado ao Curso Bacharel em Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade de Custos.
Orientadora: Prof.ª Joenice L. Diniz
Umuarama
2010
CONTABILIDADE DE CUSTOS
No mundo globalizado em que as empresas estão inseridas, faz com que busquem diariamente instrumentos que visão agilidade no processo de tomadas de decisões. E um dos instrumentos que auxilia as organizações é a contabilidade de custos.
A contabilidade de custos, ao longo do tempo deixou de ter a mera função de avaliar os estoques, passando assumir outras atribuições de caráter administrativo, com a introdução de modernas técnicas, tornou-se excepcional instrumento para uma gestão mais eficiente dos negócios.
IDENTIFICACÃO DOS GASTOS DA EMPRESA
1 – Conceito de gastos e exemplos
Para um leigo, despesas, gastos e custos significam, na maioria das vezes, a mesma coisa: um dispêndio. Quando se começa a entender um pouco mais a respeito, aprende que há diferenças entre esses três termos e um dos maiores problemas é fazer a distinção entre os mesmos.
Os gastos são considerados como dispêndio financeiro para adquirir qualquer tipo de produto ou serviço, sem pensar em qualquer tipo de retorno financeiro.
De fato, gasto é todo dispêndio financeiro, todo sacrifício que uma entidade arca para a aquisição de um bem ou serviço. O conceito de gasto é bastante amplo. Entre alguns exemplos de gastos, podemos citar a aquisição de máquinas, equipamentos, veículos, móveis, ferramentas, etc. Um gasto pode se