Contabilidade de custo
Relevância Perdida
EM 1925, AS FIRMAS INDUSTRIAIS AMERICANAS haviam desenvolvido praticamente todos os procedimentos de contabilidade gerencial atualmente conhecidos, Os procedimentos foram desenvolvidos num intervalo de cem anos, por administradores desejando informações sobre oportunidades de ganho nas hierarquias. Da primeira hierarquia usada para administrar assuntos econômicos — na América, as tecelagens integradas do início do século XIX — até as complexas hierarquias multidivisionais dos anos 20,os administradores desenvolveram procedimentos de mensuração e controle para atender a demanda de informações sobre a eficiência e rentabilidade da atividade econômica internamente administrada.
Após 1925, uma mudança sutil ocorreu com as informações usadas pelos administradores na direção dos assuntos de hierarquias complexas. Até os anos 20, os administradores se valiam invariavelmente de informações sobre os processos, transações e eventos, que produzem os números financeiros. Porém, nos anos 60 e 70, os administradores passa-rama confiar apenas nos números financeiros. Guiados cada vez mais por dados compilados para informes financeiros externos, a administração das corporações — a chamada “mão visível” — vem “gerenciando pelos números” desde os anos 50. Deixaremos para historiadores futuros a explicação plena das complexas forças causadoras dessa transição. No entanto, podemos oferecer uma explicação parcial, acompanhando as evoluções que impeliram os administradores industriais ao uso impróprio das informações de custo de estoques, preparadas para os informes financeiros, para fins de gerência estratégica.
Conforme discutimos no Capítulo 3, engenheiros-administradores das metalurgias haviam desenvolvido, entre 1880 e 1910, procedimentos de cálculo gerencialmente relevantes dos custos dos produtos. Mas tais procedimentos desapareceram da prática e da literatura contábil industrial após 19 14.2 No seu