Contabilidade custos
CAMPUS APROXIMADO DE PINHALZINHO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS
Pinhalzinho
2011
TRABALHO DE CONTABILIDADE DE CUSTOS
Projeto de pesquisa apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Área das Ciências Sociais Aplicadas da Universidade do Oeste de Santa Catarina, como requisito parcial da avaliação na disciplina de Contabilidade de Custos
Professor:
Pinhalzinho
2011
1. CUSTOS
Custos são gastos efetuados pela empresa, que farão nascer os seus produtos. Portanto podemos dizer que os custos são gastos relacionados aos produtos, posteriormente ativados quando os produtos, objeto desses gastos, forem gerados. De um modo geral são os gastos ligados a área industrial da empresa. (PADOVEZE,2003, p.17)
A palavra custos segundo Ribeiro(2002, p.22), possui significado muito abrangente: pode ser utilizada para representar o Custo das Mercadorias Vendidas em uma empresa comercia, o Custo dos Serviços Prestados em uma empresa de prestação de serviços, o Custo de Fabricação de um produto, o Custo Direto de Fabricação etc. Para a contabilidade de acordo com Leone (2000, p.19), custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para os diversos níveis gerenciais de um entidade, como auxilio a funções de determinação de desempenho, de planejamento e de controle das operações e de tomadas de decisões.
2. CUSTOS DIRETOS O custo direto pode ser identificado e diretamente apropriado a cada tipo de obra a ser custeado, no momento de sua ocorrência, isto é, está ligado diretamente a cada tipo de bem ou função de custo. Conforme Zanluca (2005) é aquele que pode ser atribuído (ou identificado) direto a um produto, linha de produto, centro de custo ou departamento. Assim, não necessita de rateios para ser atribuído ao objeto custeado.Ou ainda, são aqueles diretamente incluídos no cálculo dos produtos.
O autor Ribeiro de Moura (2002, p.