Contabilidade construção civil
Objetivos da contabilidade:
A contabilidade pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão.
O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
Demonstrações contábeis também objetivam apresentar os resultados da atuação da administração na gestão da entidade e sua capacitação na prestação de contas quanto aos recursos que lhe foram confiados.
Demonstrações contábeis preparadas sob a égide desta estrutura conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões.
Comparação entre contabilidade financeira e contabilidade gerencial
A contabilidade financeira se preocupa principalmente com a preparação de relatórios para a empresa como um todo. Em contraste, a contabilidade gerencial dá muito maior ênfase às partes, ou segmentos, de uma empresa.
A contabilidade financeira exige certa decomposição de receitas e custos pelos principais segmentos nos relatórios externos, mas esta é uma ênfase secundária. A contabilidade gerencial, a elaboração por segmentos é a ênfase predominate.
A contabilidade financeira é obrigatória, varias autoridades fiscais exigem as demonstrações financeiras periódicas. Já a contabilidade gerencial, não é obrigatória.
Algumas nomenclaturas importantes:
Gasto – Sacrifício financeiro que a entidade arca para a obtenção de um produto ou serviço qualquer, sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos.
Investimento – Gasto ativado em função de sua vida útil ou de beneficio atribuíveis a futuro(s) período(s).
Custo – Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens ou serviços.
Despesa – Bem ou serviço consumidos direta ou