Contabilidade como ciência
R- Não, pois a técnica possui objetivos específicos e isso torna seu alcance limitado à obtenção de sua finalidade, além do mais, ela não é auto-renovável e nem tampouco preditiva; diante disso não é conveniente classificar a Contabilidade como técnica.
2º) Por quais motivos a Contabilidade é considerada uma ciência?
R- Por possuir as seguintes características:
Ter objeto de estudo próprio; Utilizar métodos racionais; Estabelecer relações entre os elementos patrimoniais, válidas em todos os espaços e tempos; Apresentar constante evolução; Ser o conhecimento contábil regido por leis, normas e princípios; Possuir conteúdos que evidenciam generalidade; Ter caráter preditivo; Estar relacionada com os demais ramos do conhecimento científico; Ter a construção lógica do pensamento, esse ser o fundamento das idéias e estas ensejarem os conteúdos das doutrinas; e apresentar o caráter de certeza na afirmação de seus enunciados.
3º) Qual o maior desafio da Contabilidade no cenário mundial atual?
R- De harmonizar as normas contábeis para facilitar as transações internacionais de natureza econômico-financeira em nível internacional.
4º) Qual a importância da criação dos programas da Pós-Graduação Stricto Sensu em Contabilidade no Brasil?
R- A criação dos programas Stricto Sensu semeou as condições necessárias para uma maior pesquisa e produção científica em Contabilidade no Brasil. O crescimento da produção científica levou a uma maior presença de trabalhos de pesquisa em Contabilidade em importantes eventos científicos brasileiros e internacionais, além da criação de eventos específicos, como o Congresso USP de Controladoria e Contabilidade.
5º) O que podemos concluir com a pesquisa e qual a importância do ensino de “Teoria da Contabilidade”?
R- O que se conclui pela pesquisa empreendida é a existência de disciplinas distintas tratadas sob a denominação de “Teoria da