CIENCIAS CONTABILIDADE
O presente trabalho ira abordar sobre o planejamento financeiro, suas características e suas ferramentas, a importância de cruzar o planejado com o executado, a fim de tomar medidas corretivas, falaremos sobre o orçamento flexível, a contabilidade empresarial e os pronunciamentos técnicos essenciais para a prática contábil, a aplicação de métodos quantitativos nas atividades contábeis. Faremos uma síntese sobre direito empresarial falando sobre planejamento tributário, as obrigações legais básicas das sociedades empresariais e a diferença entre isenção e imunidade tributaria.
O planejamento financeiro envolve a programação do orçamento, o uso racional dos gastos e a otimização de investimentos. Significa estabelecer metas e seguir uma estratégia precisa a fim de alcançar os objetivos propostos. Planejar é estabelecer com antecedência as ações a serem executadas, alem de estimar recursos e definir responsabilidades para o alcance dos objetivos. O planejamento é a tentativa de prever as ocorrências futuras e estar preparado para agir de forma a evitar surpresas desagradáveis no funcionamento e na gestão do empreendimento.
O planejamento financeiro estabelece o método pela quais as metas financeiras devem ser atingidas. A meta mais frequente adotada pelas empresas é o crescimento. Para se alcançar um planejamento de sucesso é necessário observar os seguintes passos: identificar as metas e objetivos a serem alcançados, coletar dados e informações necessárias, analisar a situação atual e considerar alternativas, desenvolver as estratégias para atingir as metas, colocar em pratica a teoria e transformar metas em ações, enfim, revisar periodicamente o plano traçado.
Existem duas ferramentas de grande importância que permite mostrar o real, como tomar medidas corretivas e