contabilidade comercial
Contabilidade Comercial é uma das ramificações das Ciências Contábeis que é aplicada ao estudo e ao controle do patrimônio das entidades comerciais, tendo como objetivo primordial oferecer informações sobre sua composição e as variações do mesmo, abordando também o resultado oriundo das operações na atividade empresarial. Dessa forma, fica evidente que, além de acompanhar a variação quantitativa e qualitativa do patrimônio das empresas, torna-se imprescindível compreender o quadro econômico e jurídico mais amplo de dentro do qual operam, bem como algumas características essenciais de sua gestão. A apuração do resultado com as mercadorias, como é o caso da empresa comercial, é muito mais do que uma diferença entre entradas e saídas, muitos mais detalhes devem ser considerados.
Contudo, a contabilidade estuda fatos econômicos e financeiros que afetam a situação patrimonial de determinada pessoa, jurídica ou fisíca, evidenciados por meio das demonstrações contábeis e relátorios específicos para determinada finalidade.
Com o progresso da contabilidade além dos valores registrados no balanço patrimonial, é indispensável a apresentação das informações complementares como quantidade de produtos vendidos, números de clientes e fornecedores. Dentro do aspectos de apuração do resultado com mercadoria de uma empresa, é muito mais do que uma simples diferença entre valores de vendas e custos das vendas, no delineamento das vendas líquidas e na apuração dos custos das vendas muitos detalhes devem ser considerados, como o custo da mercadoria vendida envolve muito mais que os valores das compras.
2 – Inventário Permanente – controle de estoques
As empresas podem adotar dois sistemas para o controle de estoque: o inventário periódico ou o inventário permanente, sendo o primeiro o sistema mais comum naquelas de pequeno porte (artigo 289 do RIR/99).
O inventário periódico é o sistema em que há o controle de estoque pela averiguação da contagem