contabilidade comercial
1 Introdução 3
2 Desenvolvimento 4
2.1 Inventário Permanente – Controle de Estoque 4
2.2 Contabilização 5
2.3 Balancete de Verificação 19
2.4 Regionalizando 19
3 Conclusão 21
Referências 23
1 INTRODUÇÃo
Sabendo que a atividade principal de uma empresa comercial é a compra e venda de mercadoria, ou seja, sua principal fonte de Receita que normalmente é registrada com receita Bruta de Vendas ou Vendas de Mercadoria. Se essa empresa vende determinada mercadoria ela deve ter registrado anteriormente o “custo” é normalmente chamado de Custo das mercadorias Vendidas.
Vamos estudar a contabilização de operações com mercadoria e a tributação de incidentes sobre elas. Este conteúdo é de estrema importância para a Contabilidade Comercial, pois, se analisarmos os fatos contábeis que ocorrem no dia a dia dentro de uma empresa comercial, verem que em varias empresa esses fatos são comuns no seu cotidiano, não é mesmo? Pois bem essa supostas lojas compram e vendem mercadoria, tornando-se sujeitas à incidência de diversos tributos e contribuição sobre o faturamento. Todos esses acontecimentos são registrados pela Contabilidade, gerando informação para seus usuários. Naturalmente encontramos muito mais empresa do ramo comercial, seja ela varejista ou atacadista, do que do ramo de prestação de serviço e indústrias, motivos motivo que torna extremamente importante para sua formação profissional.
Em algumas partes do texto, veremos algumas definições importantes para o entendimento das mercadorias. A expressão de mercadoria sendo definida como objetos que as empresas comerciais compram para revende, ou seja, na contabilidade, é utilizada para designar os bens adquiridos por um estabelecimento comercial para serem revendidas. Se o objeto social da empresa é a comercialização de mercadoria, é natural que