Contabilidade Comercial
1 INTRODUÇÃO 3
2 ATIVIDADE 5
2.1 OS PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE 5
2.1.1 REGIME DE APURAÇÃO 6
2.1.1.1 MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES 7
2.1.1.1.1 OPERAÇÕES COM MERCADORIAS E IMPOSTOS 9
2.1.1.1.2 OPERAÇÕES FINANCEIRAS 10
2.1.1.1.3 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 10
2.1.1.1.4 CONTABILIDADE E SUAS PERSPECTIVAS 11
2.1.1.1.5 EXEMPLO DE QUADRO 1 13
2.1.1.1.6 EXEMPLO DE QUADRO 2 14
3 CONCLUSÃO 15
REFERÊNCIAS 16 1 INTRODUÇÃO
A Contabilidade é tão antiga quanto imaginamos, é através do estudo da história da Contabilidade que podemos conhecer como ela surgiu. Com o desenvolvimento do comércio, o ser humano sentiu a necessidade de proteção à posse de seus bens e o controle de seu patrimônio. Ao longo da história da contabilidade, surgiram as escolas do pensamento contábil, portanto, a contabilidade foi se adaptando conforme as necessidades de cada país, foram muitos anos de estudos e aplicabilidades até chegarem ao que atualmente vivemos. No Brasil, desde o início percebeu-se a evolução da contabilidade sob interferência da legislação. Até o surgimento da Escola Prática de Comércio que oficializava através de cursos a profissão contábil.
Cabe salientar, que a ética profissional é tão importante quanto a legislação profissional, pois sem a ética não há a legislação, ser ético antes de mais nada é preservar valores, estar seguro, ser confiável. Hoje os profissionais precisam ser éticos em sua profissão, visto que a concorrência é muito grande, e há uma grande competitividade no mercado de trabalho. Como a contabilidade é estudo do patrimônio, ser ético é necessário para os contadores, tanto para o patrimônio da entidade, como para prestar contas com o fisco.
São várias as operações que ocorrem dentro da Contabilidade Comercial, compras, vendas, devoluções, contabilização de impostos, custos das mercadorias