Contabilidade Comercial
1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4
4 REFERÊNCIAS 15
1 INTRODUÇÃO
Contabilidade comercial é o ramo da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto dos bens, direitos e obrigações do comerciante.
Nesta trabalho vamos aprender sobre os princípios da Contabilidade Comercial.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE
Os Princípios de Contabilidade, nova denominação dada aos Princípios Fundamentais de Contabilidade pela Resolução CFC nº 1.282/10, de 28 de maio de 2010, formam um complexo conjunto de princípios que evidenciam teorias e doutrinas relativas à Ciência Contábil. Esses princípios procuraram reunir e condensar todos os postulados, princípios e convenções já existentes, tentando sintetizar em sete todos aqueles que existiam e continuam a existir.
2.1.1 ENTIDADE
A Contabilidade deve ter plena distinção e separação entre pessoa física e pessoa jurídica. Segundo a resolução do CFC n. 750/1993 o artigo 4º prorroga que o princípio da Entidade reconhece o patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por consequência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aqueles dos seus sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição. A empresa deve registrar somente fatos que se refiram a seu patrimônio.
2.1.2 CONTINUIDADE
Salvo disposição legal, contratual ou evidências em contrário, presume-se que a vida da entidade é contínua e que ela deverá desempenhar suas atividades por um período indeterminado. O Princípio Contábil da