CONTABILIDADE COMERCIAL
A Contabilidade Comercial é uma das ramificações da Contabilidade que mede o patrimônio comercial, ou seja, o conjunto de bens, direitos e obrigações do comerciante. Ela é praticada por pessoas físicas ou jurídicas com o intuito de gerar lucros.
Para Sá (1997, p. 16), “A Contabilidade nasceu com a civilização e jamais deixará de existir em decorrência dela; talvez, por isso, quase sempre seus progressos coincidiram com aqueles que caracterizam os da evolução do homem”.
As principais razões da existência e importância da Contabilidade Comercial são: a funcionalidade de mostrar de forma clara e organizada o histórico das atividades da empresa, interpretar os resultados de maneira ordenada e com coerência, e produzir com precisão relatórios informacionais para nortear a tomada de decisão com relação às necessidades da empresa.
A Contabilidade Comercial tem o objetivo de fornecer uma gama de dados precisos e coerentes que possam nortear as decisões dentro da empresa, minimizando o percentual de erros e maximizando as chances de sucesso da entidade.
O estudo da Contabilidade é importante para que se possa entender como a estrutura financeira, o planejamento, a tributação e a administração da empresa fundamentam e estruturam a tomada de decisões, com redução no percentual de erro em determinadas situações, aumentando de forma abrangente as chances de sucesso da entidade.
A partir de informações contábeis coletadas pelo departamento contábil e fiscal, através de notas fiscais, extratos bancários e relatórios financeiros tornasse possível a elaboração de relatórios e demonstrativos que possibilitem a tomada de decisão por parte dos gestores, podendo analisar onde há mais gastos, podendo diminuir alguma despesa ou fazer novos investimentos.
VANTAGENS