Contabilidade básica
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: CONTABILIDADE BÁSICA I
DISCENTE: Paulo Daniel Pessoa Vila
Síntese do texto extraído do capítulo 1 do livro Fundamentos de Contabilidade: O surgimento da contabilidade está relacionada com o desenvolvimento da sociedade, tendo uma evolução lenta até a criação da moeda. Na era mercantilista, a contabilidade tinha como principal objetivo mensurar a variação de patrimônio. Na Revolução Industrial surgiu a necessidade de avaliar os produtos elaborados, além de grande demanda de capital, fazendo com que a contabilidade evoluísse no sentido de apurar o custo dos produtos elaborados. Hoje a contabilidade continua a se desenvolver, tendo em vista que tudo muda rapidamente.
No Brasil, a contabilidade vem passando por um processo intenso de mudanças, com a adoção gradativa das normas internacionais de contabilidade, as quais foram mudanças significativas e ainda continua sendo alvo de mudanças. Com essas normas espera-se que as demonstrações financeiras aumentem seu poder preditivos.
Com as necessidades de convergência internacionais das normas contábeis, centralização na emissão de normas dessa natureza e representação e processo democráticos na produção dessas informações( produtos da informação contábil, auditor, intermediário, academia, governo), foi criado o comitê de pronunciamentos contábeis (CPC). Essas mudanças vão ao encontro das necessidades dos usuários em mercados de capitais, que se tornam cada vez mais globalizados. Também os mercados se tornam cada vez mais complexos e sofisticados com o crescente aumento dos riscos e das incertezas inerentes das operações realizadas pelas empresas. O objetivo das demonstrações contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade que sejam úteis a