Contabilidade básica
A contabilidade surgiu da necessidade do ser humano de controlar o patrimônio. Controlar aquilo que possuía, gastava e devia. Os primeiros sinais de contabilidade puderam ser observados no inicio da civilização, onde os pastores já procuravam controlar sua riqueza, mesmo sem conhecer números (CABALINE apud IUDICIBUS, 2000, p. 30).
Cada ser humano faz contabilidade no seu dia-a-dia e nem percebe, porque não tem conhecimento do que essa ciência se trata. Muitas pessoas não sabem o que significa e para que serve, mas acabam se utilizando dela sem ao menos se darem conta, e isso acontece com qualquer pessoa que possui uma mínima remuneração seja: salário, pensão, aposentadoria, bolsa família e outros. Quando determinada pessoa recebe o dinheiro, um dos primeiros pensamentos é pagar as dívidas ou comprar o que se esta precisando, assim já se começa a gastar o capital.
Muitas pessoas têm por costume anotar todas as dívidas, e o que precisam comprar, e depois destas contas verifica-se se o saldo no final do mês é negativo ou positivo. Saldo negativo é quando mesmo gastando todo o dinheiro, a pessoa ainda fica devendo. Saldo positivo é quando sobra dinheiro para o próximo mês ou gastar com o que a pessoa quiser. Assim com esses simples cálculos qualquer ser humano está praticando contabilidade. O mesmo acontece nas empresas se o saldo é positivo ela está gerando lucros, mas se o saldo é negativo ela está gerando prejuízos. O Balanço Patrimonial de uma empresa é comparado a uma fotografia da empresa num determinado momento. Imagine uma foto sua, através dela outras pessoas poderão saber como você está, se o seu cabelo cresceu, se sua aparência esta mais nova, ou mais velha e etc, até mesmo lhe conhecer. (DESTRI, 2008). É para isso que os contadores são importantes para analisar a situação financeira das empresas, e isso acontece tirando uma “fotografia” mensal, essa “fotografia” é chamada de