Contabilidade basica
PROCESSOS GERENCIAIS
CONTABILIDADE GERAL
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LIQUIDO
Turma 49
Fortaleza/CE 2010
INTRODUÇÃO
De acordo com 2 do Artigo 186 da Lei n 6.404/76 a Demonstração de Lucros ou prejuízos Acumulados poderá ser incluída na demonstração das mutações do patrimônio, se elaborada e divulgada pela empresa, pois não inclui somente o movimento da conta de lucros ou prejuízos acumulados, mas também o de todas as demais contas do patrimônio liquido. No entanto vamos igualmente, demonstrar a movimentação do resultado da empresa fica clara então, que as empresas se movimentam e utilizam as reservas não derivadas do lucro.
DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMONIO LIQUIDO
A Norma Brasileira de Contabilidade (NBC+3,5) define que a demonstração
Das mutações do Patrimônio é aquela destinada a evidenciar as mudanças em natureza e valor, havidas no Patrimônio Liquido da entidade, num determinado período de tempo.
Essa demonstração mostra as variações ocorridas em cada uma das contas integrantes do grupo Patrimônio Liquido Englobando a Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulado tornando a sue elaboração desnecessária.
A Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido é o demonstrativo contábil mais abrangente que a Demonstração de lucra ou Prejuízos Acumulados.
DEMONSTRAÇÃO DE MUTAÇOES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (DMPL) e
LUCROS OU PREJUIZOS ACUMULADOS (DLPA)
No Brasil, a Lei das Sociedades por Ações aceita tanto a Demonstração das mutações do Patrimônio Liquido, quanto a de Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que a primeira é a mais completa, contando, inclusive, uma coluna com os dados da segunda e a segunda sendo obrigatória pode ser substituída pela primeira.
A Demonstração das mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) esta prevista no art 59/86, a tornou obrigatória para as companhias de capital bruto.
Sendo de acordo com o artigo 186 parágrafo 2 demonstração de lucros ou