Contabilidade Bancaria
Jane Célia
Samuel Inácio
Suelen Gabrielle
Consolidação das Demonstrações Contábeis
Trabalho acadêmico apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina Contabilidade Bancária, do Curso de Administração das Faculdades Integradas PROMOVE de Brasília, sob orientação do Prof. Eloy Brasil
RECANTO DAS EMAS - DF
OUTUBRO DE 2013
Consolidação das Demonstrações Contábeis
Carlos Henrique1
Jane Célia2
Samuel Inácio3
Suelen Gabrielle4
Resumo
A Consolidação de Demonstrações Contábeis foi implantada no Brasil pela Lei 6404/76, a fim de estabelecer normas de elaborações das demonstrações patrimoniais e financeiras de um grupo de empresas sob um único comando. Sua utilização é para fins gerenciais externos, na avaliação da capacidade financeira do grupo.
1- Introdução
A elaboração e apresentação de demonstrações contábeis consolidadas são uma exigência legal para determinadas situações, uma vez que somente assim é possível ter uma real posição financeira de empresa controladora e de suas controladas. É mais adotada em países onde existem o sistema de captação de recursos, por meio da emissão de ações, e sua venda é feita pela bolsa de valores.
Veremos ainda quem deve fazer a consolidação, quais as demonstrações devem ser feitas, e também a sua aplicação a partir de vários pontos de vista.
2- Conceito
A Consolidação das Demonstrações é obrigatória em poucas situações, mas foi uma importante inovação introduzida pela Lei 6404/76 e atualmente são registradas pela IN CVM 247 de 29/03/96, já é adotada em vários países, principalmente naqueles onde a capacitação de recursos se dá através de bolsa de valores.
São as demonstrações contábeis das sociedades apresentadas como se fossem de uma única entidade.
Segundo a NBC T 16.7 – Consolidação das Demonstrações Contábeis -
“Consolidação das Demonstrações Contábeis: o processo que ocorre pela soma ou pela agregação de saldos ou grupos de contas,