Contabilidade Bancaria
Elsio Agostinho Macia
Maximiano E. Balane
Contabilidade Bancária
Universidade Pedagógica
Escola Superior de contabilidade e Gestão
2013
Introdução
O estudo da Contabilidade Bancária nos países desenvolvidos começa a ganhar maior amplitude enquadrado no campo da gestão bancária. No nosso país este ramo de contabilidade aplicada só é leccionado por algumas escolas técnicas e algumas faculdades, muitas das vezes dentro do programa de contabilidade sectorial.
Tal como noutros ramos de actividade o departamento de contabilidade numa instituição financeira reveste-se de maior importância e com maior relevância que nos outros sectores devido a importância que ela tem na economia, dai a necessidade de maior controlo pelas autoridades monetárias.
Conceito
A contabilidade Bancária é um ramo da contabilidade Aplicada que estuda, regista e controla as operações pertinentes a instituições de crédito e sociedades financeiras, determinando o resultado destas operações e a situação patrimonial.
As características específicas do património das empresas bancárias e sociedades financeiras, a natureza própria das suas operações, tais como empréstimos, depósitos, cobrança de valores, etc. Justifica o estudo da contabilidade bancária.
Plano de contas para as instituições de crédito e sociedades financeiras
Sistematização
O PCICSF em vigor estabelece uma aproximação as regras e práticas da comunidade bancária internacional e é constituído por nove classes, nomeadamente:
1. Disponibilidades
2. Aplicações
3. Imobilizações
4. Recursos alheios
5. Contas internas e de regularização
6. Recursos próprios e equiparados
7. Custos e perdas
8. Proveitos e Ganhos
9. Contas extras patrimoniais
Posicionamento das contas no balanço
Apesar de existir discrepância entre o PCICSF e o PGC-NIFR (plano regulador de outras actividade económicas excluindo a actividade seguradora) a equação fundamental do balanço