CONTABILIDADE apostila 1 2015
CONCEITO: a contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa. Ela é muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a tomarem decisões. Com o passar do tempo o governo começa a utilizar-se dela para arrecadar impostos e a torna obrigatória para a maioria das empresas.
Entretanto, a contabilidade não deve ser feita visando basicamente a atender às exigências do governo, mas, o que é muito mais importante, para auxiliar as pessoas a tomarem decisões.
Todas as movimentações possíveis de mensuração monetária são registradas pela contabilidade, que em seguida, resume os dados registrados em forma de relatórios e os entrega aos interessados em conhecer a situação da empresa. Esses interessados, através de relatórios contábeis, recordam os fatos acontecidos, analisam os resultados obtidos, as causas que levaram àqueles resultados e tomam decisões em relação ao futuro.
UMA EMPRESA SEM BOA CONTABILIDADE É COMO UM BARCO, EM ALTO-MAR, SEM BÚSSOLA.
INTERESSES NA INFORMAÇÃO CONTÁBIL
1- Aplicação da Contabilidade
A contabilidade pode ser estuda de modo geral (para todas as empresas) ou em particular (aplicada em certo ramo de atividade ou setor da economia)
Quando a Contabilidade Geral for aplicada a empresas: comercias, denomina-se Contabilidade Comercial; industriais, denomina-se Contabilidade Industrial; públicas, denomina-se Contabilidade Pública; bancárias, denomina-se Contabilidade Bancária; hospitalares, denomina-se Contabilidade Hospitalar; agropecuárias, denomina-se Contabilidade agropecuária; de seguros, denomina-se Contabilidade Securitária etc.
2- Usuários da Contabilidade
Os usuários são as pessoas que se utilizam da Contabilidade, que se interessam pela situação da empresa e buscam na Contabilidade as suas respostas.
Evidentemente, os gerentes (administradores) não são os