Atividade De Ensino
FACULDADE DE FILOSOFIA, CIÊNCIAS E LETRAS DE RIBEIRÃO PRETO
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO FINAL
Atividade de ensino
Disciplina: Metodologia do Ensino de História e Geografia
Docente: Prof.ª Dr.ª Andréa Coelho Lastória
Discente: Natali Kogawa Lunardelo N° USP: 7332261
RIBEIRÃO PRETO
2015
A Justiça de Ribeirão Preto (SP) condenou a Companhia Habitacional Regional (Cohab-RP) a indenizar moradores do Jardim Juliana, na zona leste da cidade, uma vez que as casas foram construídas em uma área irregular, onde anteriormente havia um lixão. [...]
“Foi realizada uma perícia muito criteriosa que revelou que toda a extensão do bairro se assenta sobre o chorume do lixo que existia ali. Isso significa que, além de riscos para a saúde, as casas que ainda não tiveram trincas e rachaduras, mais cedo ou mais tarde terão”, explicou o promotor do Consumidor, Carlos Cézar Barbosa.
(FONTE: G1, 14 maio, 2015. Justiça obriga Cohab a 'trocar' casas e indenizar moradores em Ribeirão)
Identifique a substância produzida a partir da decomposição do lixo. Relacione com a saúde e qualidade de vida das pessoas que habitam essa área. Como essa substância influencia na estrutura das casas?
RESPOSTA: O chorume libera gases tóxicos prejudiciais à saúde dos moradores. Provoca a degradação e sedimentação do terreno, acarretando danos às estruturas das casas, causando riscos de explosão e desabamento.
O Aquífero Guarani é uma formação geológica composta por rochas que armazenam água através de poros ou espaços vazios e permite que a água se movimente entre eles. Dele pode ser extraído um grande volume de água, porém esta fonte não é inesgotável, por isso é preciso preservar suas áreas de recarga. A mais importante de nossa cidade, está localizada na zona leste de Ribeirão Preto. Relacione os cuidados para a preservação do nosso reservatório natural de água com a atividade anterior.
RESPOSTA: A