Contabilidade - Analise Financeira
A Análise Financeira refere-se à avaliação ou estudo da viabilidade, estabilidade e lucratividade de um negocio ou projeto.
É importante destacar que a analise financeira não pode ser limitada apenas aos indicadores de natureza financeira, pois há uma série de fatores que mesmo não podendo ser chamados de financeiros causam um impacto na saúde da empresa. As análises abaixo são essências para um desenvolvimento correto.
Análise Vertical e Horizontal
Análise por índices financeiros
Análise de lucratividade
Análise de estrutura
Análise da liquidez
A análise financeira mantém relação com várias outras disciplinas como:
Contabilidade, administração, economia, direito e estatística.
ANÁLISE HORIZONTAL E VERTICAL
As duas principais características da análise de um a empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico norteia a analise de balanços é a comparação. Esse processo de comparação, indispensável ao conhecimento da situação de uma empresa, é representado pela análise horizontal e pela análise vertical.
Análise Horizontal
A análise Horizontal é a comparação que se faz entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes exercícios sociais. É basicamente um processo de análise temporal, desenvolvido por meio de números índices, sendo seus cálculos processados de acordo com a seguinte expressão:
Número-índice = Vd x 100 Vb
A Análise Horizontal dedica-se a elucidar como está ocorrendo a evolução de cada item ou conjunto de itens constantes das demonstrações no decorrer dos tempos. É chamada de horizontal por duas razões:
1) estabelece o primeiro ano ou o ano-base para a análise e a partir deste verifica qual foi a evolução nos anos seguintes;
2) preocupa-se com o crescimento