contabilidade ambiental
“REVISÃO DOS CONCEITOS DA CONTABILIDADE AMBIENTAL”
Orientador:
RESUMO As questões ambientais são cada dia mais presente no nosso dia a dia, e isso faz com que os contadores, empresários e a sociedade tratem a contabilidade ambiental nos sistemas de gestão e controle contábil. Este projeto objetiva efetuar uma revisão sobre os conceitos aplicados na área de contabilidade ambiental, por meio de um estudo bibliográfico de publicações sobre o referido assunto.
Palavras-chave: Contabilidade Ambiental, Ativo Ambiental, Passivo Ambiental, Despesas Ambientais, Custos Ambientais, Auditoria Ambiental.
1. INTRODUÇÃO Os problemas ambientais tornaram-se, nos últimos tempos, tema de grande preocupação e discussão na sociedade, tendo em vista os acontecimentos climáticos que vêm ocorrendo devido ao desequilíbrio ecológico e ambiental. Em conseqüência a isso vêm ocorrendo fenômenos naturais, como tsunamis, terremotos, altas radiações solares, estações descoordenadas. Enfim, é a exploração desordenada na natureza, não só pelo homem em si, mas também pelas organizações empresariais, que hoje usa recursos avançados e perigosos a natureza. Pensando nisso, em 1992, foi realizado no Rio de Janeiro a ECO 92 ou United Nations Conference on Environment and Development (Unced), que estabeleceu entre os países participantes um comprometimento maior com o meio ambiente. O documento produzido, conhecido como agenda 21, é composto de 4 partes e 40 capítulos divididos por temas, sendo ainda usado como base nas leis e planos de governos ao redor do mundo em favor do meio ambiente. Logo após a ECO 92, no ano de 1997, no Japão, os países assinaram o Protocolo de Quioto, através do qual foram estabelecidas metas para redução de emissão de gases poluentes, mas ele esbarrou nas necessidades dos