Contabiliade de custo
PASSO 1
Conceito de Investimento
O termo ‘investimento’ esta no nosso cotidiano apresentado de diversas maneiras, por exemplo: * Comprar uma casa; * Poupar dinheiro na Poupança; * Fazer uma faculdade; * Etc.
São diversos exemplos que poderiam ser citados o que só vem confundindo o que é investir. O que todos eles têm em comum?
O investimento significa utilizar recursos disponíveis, no tempo presente, para criar mais recursos no futuro. Essa é característica que todos têm em comum.
Tipos de Investimento
Os investimentos podem ser divididos de diversas maneiras, mas, basicamente, dividem-se em três grandes categorias. Dessa forma, temos os seguintes tipos básicos de investimento:
Investimento público: são recursos disponibilizados pelos governos ou entidades publicas a fim de gerar bem estar social. Normalmente os investimentos públicos não tem por objetivo o retorno monetário, mas sim retornos sociais. Exemplos: hospitais, escolas, rede de saneamento básico, dentre outros.
Investimento privado: são recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, a fim de gerar retorno monetário aos investidores. São eles os maiores geradores de empregos e tributos de qualquer país capitalista. Exemplos: Industrias, lojas de varejo, shopping centers, dentre outros.
Investimentos mistos: são recursos disponibilizados em parte pelo governo ou entidades públicas e em parte por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado. Normalmente esse tipo de investimento estrutura-se na forma de uma empresa de capital misto e tem o objetivo de gerar tanto bem-estar para sociedade quanto retorno monetário. Exemplos: