Contabeis
2.1 RELATÓRIOS CONTÁBIL E SEUS OBJETIVOS
Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada de dados colhidos pela contabilidade. Com os principais acontecimentos registrado pela contabilidade em determinado período.
Os relatórios contábeis são também conhecidos por informes contábeis. Os relatórios contábeis mais importantes são: Demonstrações financeiras ou Demonstração contábeis.
Ao fim de cada Período social (12meses), a diretoria deverá elaborar e publicar, com base na escrituração contábil, as demonstrações contábeis relacionadas com: Balanço patrimonial (BP), Demonstração de resultado do exercício (DRE), Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados (DLPAc), Demonstração dos fluxos de caixa(DFC) e Demonstração do valor adiciondo (DVA).
As notas explicativas se encontram debaixo das demonstrações financeiras, nelas são colocadas aquelas informações que se tornam difíceis de ser indicadas nas demonstrações financeiras, como por exemplo: mudanças de critério contábil, taxas de juros etc.
O exercício social terá duração de um ano, os proprietários da empresa que definirão a data do termino do exercício social. Sociedades anônimas de capital aberto, deverão apresentar demonstrações financeiras intermediárias´, na metade do exercício social.
2.2 RELATÓRIOS CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS VERSUS NÃO OBRIGATÓRIO (e a necessidade de publicação em dois jornais)
Sociedades Limitadas e anônimas, dois tipos distintos de sociedades que se destacam no Brasil.
As sociedades anônimas que devem publicar as demonstrações financeiras são divididas em capital fechado e capital aberto. A sociedade anônima de capital fechado capta recursos entre os próprios acionistas, não recorrendo ao público em geral, já, na sociedade anônima de capital aberto ocorre ao contrário, cuja a sua catação de recursos é realizada junto ao público, por meio dos pregões das bolsas de valores.
As sociedades que atingiram durante o ano anterior saldos de Ativo Total superior a R$ 240