Contabeis
Os principais livros contábeis utilizados na contabilidade segundo nossa legislação são os seguintes, livro Razão, livro Diário, livro Caixa e o Inventário. Outros livros auxiliares que variam em quantidade e espécie, de acordo com a natureza e as necessidades de cada empresa, também podem ser usados.
Existem também os livros exigidos pela legislação fiscal, cujo valor, sob o aspecto contábil, é bastante reduzido, entre eles citamos, livro de registro de entradas de mercadorias, livro de registro de saídas de mercadorias, livro de apuração do ICMS, livro de apuração do IPI e livro de apuração do lucro real entre outros.
Os livros podem ser classificados segundo seus fins, obrigatórios e os exigidos por lei.
Facultativos: Os livros escriturados no interesse exclusivo do comerciante, segundo sua natureza.
Cronológicos:
Aqueles em que a escrituração é feita em ordem cronológica, isto é, segundo a sucessão de dia, mês e ano;
Sistemáticos:
Aqueles em que os lançamentos são feitos em ordem sistemática, agrupando-se os registros segundo sua natureza e finalidade;
Segundo sua utilidade:
Principais:
São os livros que oferecem todas as informações relativas à contabilidade. Servem de fonte de informação sobre todas as operações realizadas;
Auxiliares:
São os livros que particularizam as operações, oferecendo, em separado, uma análise específica e quantitativa de determinados valores.
O DIÁRIO.
O livro diário é obrigatório e registra todas as operações e transações realizadas pela empresa. Os lançamentos neste livro obedecem a ordem cronológica de dia, mês ano. Os registros podem ser feitos juntos em partidas mensais, desde que utilizados livros auxiliares em que estas operações estejam individuada mente registradas em ordem cronológica de dia, mês e ano.
O livro diário. bem como os demais livros de escrituração