CONTABEIS
A ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma organização é chamada de Contabilidade. esta ciência alcança sua finalidade através do registro e análise de todos os fatos relacionados com a formação, a movimentação e as variações do patrimônio administrativo, vinculado à empresa, com o fim de assegurar seu controle e fornecer a seus administradores as informações necessárias para tomadas de decisão.
Segundo SÁ (1998:19) “há mais de 6.000 anos o comércio já era intenso, o controle religioso sobre o estado já era grande e poderoso, daí derivando grande quantidade de fatos a registrar, ensejando, também o desenvolvimento da escrita contábil”. ntrodução: Nos primeiro tutoriais após cada lançamento fazíamos um balanço patrimonial, depois de algum tempo, percebemos que esse procedimento era inadequado devido à quantidade de operações que uma empresa pode efetuar num único dia, se considerarmos um mês inteiro então, seriam centenas e mais centenas de balanços.
Então começamos a trabalhar com os razonetes e só fazíamos os balanços quando era solicitado.
Porém fazer o balanço algumas vezes também tem o seu inconveniente, vocês já perceberam?
Que é o de ter que ficar zerando os saldos das contas de despesas e receitas, transferindo-os para a conta de Apuração do Resultado do Exercício, e após para finalizar transferíamos para a uma conta dentro do Patrimônio Liquido, que podia ser a conta de Lucros do Exercício ou Prejuízos do Exercício.
Isso é trabalhoso não?
Feito o balanço, só tínhamos apresentadas as contas de ativo, passivo e patrimônio liquido, faltavam as contas de resultado (CUSTOS, DESPESAS e RECEITAS). Ai tínhamos que elaborar a DRE.
Ou seja, é um trabalho atrás de outro trabalho não?
Para resolver tal impasse temos um outro demonstrativo contábil, que e chamado de BALANCETE DE VERIFICAÇÃO ou BALANCETE.
Mas o que seria o balancete de