Contabeis
Faculdade de Ciências Gerenciais da Bahia
Teoria de contabilidade
TEORIA DA CONTABILIDADE
Questionário:
1º) Defina os dois estágios da contabilidade: escrituração e da ciência.
R = Escrituração: consiste em efetuar, de forma sistematizada, os registros das ocorrências que influenciam a evolução patrimonial. A escrituração, portanto, é realizada levando em consideração a ordem cronológica de todos os acontecimentos. A técnica contábil da escrituração é baseada em documentos comprobatórios, ou seja, todos os acontecimentos a serem escriturados devem corresponder a um documento legalizado que comprove a sua veracidade.
Ciência: contabilidade é a ciência que tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
2º) Explique o sistema das partidas dobradas á teoria da contabilidade.
R = Em contabilidade, o Método das Partidas Dobradas, ou Método Veneziano é o sistema-padrão usado em empresas e outras organizações para registrar transações financeiras. Cada transação financeira é registrada na forma de entradas em pelo menos duas contas, nas quais o total de Débitos deve ser igual ao total de Créditos. Assim, toda transação que ela faz está apenas alterando o seu patrimônio.
3º) Discorra sobre a importância da escola contista.
R = Foi a primeira escola do pensamento contábil. Baseava-se na apuração do saldo das contas, isto é, de quanto se tinha a pagar ou a receber de cada pessoa. Entre as inovações desta escola destacam-se a criação da conta de capital e a separação da empresa da pessoa do proprietário.
4º) A partir do século XIX houve uma evolução na contabilidade, quais foram os movimentos impulsionadores dessa evolução e explique como impactou a contabilidade.
R = A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, o