Contabeis
CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA GRANDE VITÓRIA
Resumo
O processo de globalização da economia permitiu ao profissional de contabilidade a valorização dos seus serviços, bem como tornou a informação contábil essencial nas tomadas de decisões. Nesse contexto, as exigências sobre qualificação do contador acompanharam a evolução mercadológica, o que tem sido motivo de complexidade dentre a classe em virtude da ausência de especialistas que atendam tais necessidades. Aos acadêmicos resta uma lacuna significativa no mercado, entretanto estes, em sua maioria, se quer apresentam experiências profissionais na área contábil.
Grande parte dos estudantes quer especializar-se em alguma área da contabilidade, mas se sentem confusos no momento da escolha. Além disso, uma análise na avaliação do desempenho do aprendizado no decorrer da graduação, por meio da variação percentual entre as respostas dos iniciantes e concludentes, revela que apenas 23,9% dos alunos adquiriram conhecimentos básicos sobre contabilidade, como a finalidade de uma
DOAR, e neste mesmo sentido a oscilação foi de 18,1% a respeito da equação fundamental do patrimônio. Mesmo diante destes dados, uma parcela considerável dos estudantes se encontra satisfeitos com a instituição de ensino superior em que estudam, quando indagados se a faculdade atingiu suas expectativas diante do curso. Embora as instituições destinem uma quantidade de vagas significativas ao curso de contabilidade, é essencial que sejam trabalhados alguns conceitos sobre a importância da atuação do acadêmico na área de contabilidade, afim de desvinculá-lo da mistificação de que toda pessoa que gostar de cálculos será um bom contador, o que tem sido o maior índice de incidência dentre os graduandos que optam pelo curso superior de ciências contábeis.
1.
Introdução
Há vinte anos, obter o diploma proveniente a conclusão de um curso superior era um fato que trazia tanto