contabeis
Com o avanço tecnológico e a criação de um mercado globalizado mais amplo e competitivo, as empresas e seus administradores são condicionados a se preparar cada vez mais para reagir e responder a esse mercado rapidamente, minimizando os riscos de comprometimento da sobrevivência da organização.
Uma das alternativas para proteger seu patrimônio é a implantação ou o aperfeiçoamento do controle interno, que se baseia em um conjunto de políticas, procedimentos, sistemas operacionais de informação, entre outros instrumentos mantidos pela administração para a condução de suas atividades operacionais e consequente proteção de seus bens. O controle interno pode ser dividido em dois, em controles administrativos, que tem como objetivo principal ajudar a administração na condução dos negócios, e em controles contábeis, que tem como objetivo proteger ativos e a produção de dados confiáveis para a contabilidade.
Outro ponto muito importante dentro do âmbito de gestão contábil, é a importância que se tem entre custos e despesas de uma empresa. O custo é o preço pago para obter determinado bem ou serviço, ou seja, todo sacrifício que estiver relacionado aos processos de industrialização, comercialização ou prestação de serviço. As despesas são a utilização ou o consumo de bens e serviços no processo de produção; ou seja, qualquer desenbolso já efetuado que reduz o ativo ou aumenta o passivo exigível em qualquer caso reduz o patrimônio líquido da empresa. Já a receita de uma empresa é os valores recebidos bem como aqueles que a empresa ainda tem direito a receber, frutos de suas atividades operacionais ou nao operacionais.
Nos dois artigos, eles tiveram que ter um controle patrimonial muito grande, pois