Consórcios de Exportação - Uma avaliação comparativa entre o Brasil e a Itália
Luciano Mazza
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo mazza@amcham.com.br Resumo
A exportação é uma atividade cada vez mais importante, principalmente para os países emergentes, como o Brasil. No período de 1997 até hoje, o Brasil fez muitos esforços para incentivar e expandir as exportações através dos consórcios formados por pequenas e médias empresas. Estas empresas fizeram, em algum momento, a escolha de uma estratégia de abordagem do mercado internacional de maneira a viabilizar o empreendimento. No entanto, é fundamental conhecer o perfil estratégico destas empresas para poder determinar quais são as mais importantes estratégias escolhidas, e compará-las com as de consórcios de reconhecido sucesso, como os italianos.
Para isso, foi feita uma pesquisa comparando as características estratégicas identificadas nos consórcios brasileiros e italianos, com a finalidade de detectar similaridades e diferenças.
A análise dos dados coletados permitiu identificar, de acordo com a percepção dos respondentes, qual o grau de importância de cada estratégia, detectar onde estão as maiores diferenças e comentá-las, com a intenção de indicar alguns caminhos para que os consórcios brasileiros possam definir o mais indicado para o seu sucesso.
Abstract
Export is an activity more and more important, mainly for emerging countries like Brazil. Since 1997 till now, Brazil made a lot of efforts to stimulate and to expand exportations by small and medium sizes companies consortia. These companies made, in
such a moment, a choice of an entry strategy to international market in order to get a feasible business. Nevertheless, it is very important to know their strategic profile in order to determine what are the main chosed strategies and compare them with recognized success consortia, like Italians. To do that, it was made a research comparing strategic characteristics