Consumo Sustentáve
Introdução
Atualmente o consumo da população vem crescendo de forma descontrolada, cada vez mais o “ter” significa mais do que o “ser”, ou seja, se destaca mais, aquele que tem mais. Esse novo modelo de pensamento tem gerado grandes problemas ambientais, por que, como consumimos cada vez mais, utilizamos cada vez mais recursos naturais e não nos preocupamos muito com as consequências que esse tipo de consumo pode trazer.
A seguir iremos contextualizar alguns conceitos referentes o consumo sustentável, de que forma a empresas e a população interagem com esses conceitos, de que forma podemos nos engajar nesse tipo ação e ajudar a mudar a forma de pensar das gerações futuras.
A fundamentação teórica levada em consideração para a produção deste artigo está baseada nas ideias e pensamentos de Portilho (2005), Taschner (2010) e Reis (2007).
Capitalismo Sustentável
O consumo pode ser visto como a máquina que faz girar a economia no mundo, e cada vez mais o consumo tem se elevado devido às novas tecnologias, que são lançadas frequentemente, fato esse que é responsável pela menor vida útil de produtos e que tem gerado grandes problemas ambientais, devido ao descarte irresponsável desses produtos.
A sustentabilidade por sua vez fala a favor da natureza e do futuro de todos, é o conceito que busca criar um consumidor cidadão, o qual se preocupa com as ações que as empresas tomam para minimizar a destruição do meio ambiente e que procuram cada vez mais fazer escolhas conscientes na hora de consumir.
Antigamente se acreditava que o grande causador dos problemas ambientais fosse o crescimento da população, o que acarretava num maior uso dos recursos naturais.
"O poder político das nações industrializadas e de alguns grupos científicos manteve, até a década de 1970, uma definição estreita da questão ambiental. Até então, a crise era atribuída ao crescimento demográfico, principalmente, nos países em