Consumo de pc
16/07/2009 – 18:54
Existe muito hype em torno das fontes de alimentação de grande capacidade, alimentado pelos próprios fabricantes e por reviews. Em uma mesa de teste, uma fonte de 1000 watts pode parecer bem superior à uma de 600, por exemplo, já que é capaz de fornecer muito mais energia e oferecer tensões estáveis com um volume de carga muito maior. Entretanto, em situações reais a história muitas vezes se inverte, já que fontes de grande capacidade não são muito eficientes ao fornecer os apenas 100 ou 80 watts que um PC médio consome enquanto está ocioso.
Outro fator que alimenta muitos mitos é a baixa qualidade das fontes genéricas em geral, que apesar de serem vendidas como fontes de "450 watts", muitas vezes não conseguem fornecer sequer 160 watts na saída de 12V, pedindo água com a instalação de uma simples placa 3D mediana.
Frustrado, com a fonte de "450 watts", o dono chega à conclusão que precisa de uma fonte de 600 watts ou mais, quando na verdade precisa apenas de uma fonte de 300 ou 400 watts que realmente cumpra o que promete. Como sempre, o melhor custo-benefício reside entre os dois extremos e o primeiro passo para encontrá-lo é calcular o consumo aproximado do seu PC.
O TDP é um indicativo do consumo típico de um componente, que serve como orientação para os fabricantes de coolers, placas-mãe, fontes e para os integradores. Ele não corresponde necessariamente ao consumo máximo (que pode exceder levemente o TDP por breves períodos) mas serve como uma boa estimativa do consumo contínuo máximo. Você pode encontra o TDP nas páginas de especificações, ou simplesmente pesquisando no Google por "TDP modelo".
Uma GeForce 9600GT, por exemplo, tem um TDP de 96 watts, mas o consumo real pode oscilar entre menos de 40 watts enquanto o PC está ocioso, e entre 80 e 90 ao rodar jogos 3D, com breves picos de consumo de pouco mais de 100 watts. A GeForce 9800 GX2, por sua vez, tem um TDP de 197 watts, mas o