Consumo De Lcool E Viol Ncia Entre Adolescentes Argentinos Artigo 2
3235 palavras
13 páginas
Consumo de álcool e violência entre adolescentes argentinosMariaelena PierobonI; Mariam BarakII; Sahel HazratiII; Kathryn H. JacobsenIII,*
IMédico. Departamento de Saúde Global e Comunitária, George Mason University, Fairfax, Virginia, EUA
IIMestres em Saúde Pública. Departamento de Saúde Global e Comunitária, George Mason University, Fairfax, Virginia, EUA
IIIDoutor. Departamento de Saúde Global e Comunitária, George Mason University, Fairfax, Virginia, EUA
RESUMO
OBJETIVO: Este estudo investigou a associação entre álcool e violência na população de jovens argentinos.
MÉTODOS: Dados da Global School-based Student Health Survey (GSHS) de 2007, uma pesquisa representativa em termos nacionais com alunos do ensino médio, foram examinados utilizando-se modelos de regressão logística ajustados por idade.
RESULTADOS: Dos 1328 alunos participantes entre 13 e 15 anos de idade, 51,9% declararam ter consumido álcool no último mês, com taxas mais elevadas entre meninos (p = 0,04) e alunos mais velhos (p < 0,01). Homens e mulheres que bebem demonstraram estar quase duas vezes mais propensos a relatar agressão física, quando em uma briga física, e pensamentos sobre violência autoinfligida do que aqueles que não bebem. Entre as pessoas que bebem, aquelas que reportaram saúde mental precária, haviam sido vítimas de bullying, fumavam, faziam uso de drogas ou abandonaram a escola sem permissão se mostraram duas vezes mais propensas ao envolvimento em atividades violentas do que outras pessoas que também bebem.
CONCLUSÃO: Intervenções de saúde pública quanto à violência entre jovens adolescentes devem ser desenvolvidas em combinação com programas de educação sobre álcool.
Palavras-chave: Consumo de álcool; Estudo transversal; Adolescente; Fator de risco; Violência; Argentina
Introdução
O consumo de álcool entre adolescentes representa um grande problema de saúde pública global devido aos efeitos físicos e mentais imediatos e de longo prazo provocados pela