Por Que Os Pa Ses N Rdicos Tem Uma Economia S Lida
Quem são: Compõe uma região da Europa Setentrional e do Atlântico Norte. Os países a ele pertencentes são Dinamarca, Finlândia, Suécia, Islândia e Noruega e seus territórios associados incluem a Groelândia, as Ilhas Faroé, Svalbard e Aland. A região é também chamada de Escandinávia.
Características Econômicas: possuem elevados níveis de gastos públicos e altas cargas tributárias, caros impostos, livre comércio, menos barreiras tarifárias, controle de capitais e restrições de investimento, incentivo a propriedade privada.
Elevados níveis de gastos públicos: o governo demanda demais
Altas cargas tributárias e altos impostos: lembrando que Impostos são tributos não vinculados, que possuem um fato gerador (motivo), e o governo arrecada e gasta como quiser.
Livre comércio: Livre circulação de mercadorias com reduzidas taxas alfandegárias, beneficiando as empresas situadas no país.
A proteção da propriedade privada: Segundo o Índice Internacional de Direitos de Propriedade, estas nações contam com uma nota média de 8,2 (máximo é 10) quanto a proteção a propriedade física, por outro lado os latino-americanos obtém uma qualificação mediana magra de 5,95. E mais: dos quatro países que lideram este ranking, três são a Noruega, Finlândia e Suécia.
Características Políticas: seus sistemas jurídicos se encontram entre os mais eficientes e transparentes do mundo: enquanto nas nações nórdicas fazer cumprir um contrato requer uma média de 375 dias, na América Latina se gasta 600 dias.
De acordo com o relatório Fazendo Negócios do Bando Mundial, cumprir com todos os procedimentos para abrir um negócio de maneira formal nos países nórdicos leva uma semana de trâmites, mas na América Latina o mesmo processo requer três semanas.
Estado do Bem-estar Social:
O socialista sueco Gunnar Myrdal desenvolveu o conceito. Este sistema defende que o Estado deva agir como agente da promoção do desenvolvimento social através de ampla seguridade social