Consumo Consciente: uma saída
Sérgio Hildo Costa Sousa
Graduado em Psicologia
Pós-graduando em gestão de Pessoas sergiohildo@gmail.com Resumo
Esse artigo tem como objetivo trazer de forma clara e objetiva noções sobre consumo consciente. Na introdução, temos definições de consumo e o roteiro do trabalho. No primeiro ponto, trazemos algumas noções de consumo e suas implicações se for feito de maneira desenfreada. No segundo ponto é feita uma introdução ao Desenvolvimento Sustentável, e pautado nele é feita a explicação sobre Consumo Consciente, sua origem, sua definição. E por fim, é feita a apresentação do Instituto Akatu para o consumo Consciente, e as dicas de trazidas pelo sítio deste.
Palavras Chave: Consumo, Desenvolvimento Sustentável, Consumo Consciente
Introdução
Na última década, o mercado vem começando a mudar sua postura na forma de encarar o consumidor. Novas correntes de Marketing surgiram, e está surgindo também uma forma de reeducação para o consumo.
O consumo (definição contida no sitio wikipedia.org) é um conceito ligado às ciências econômicas que diz respeito à aquisição de bens, sejam eles de consumo, capitais ou serviços, ou seja, é a utilização, aplicação, uso ou gasto de um bem ou serviço por um indivíduo ou um grupo. É a fase final do processo produtivo.
Para o sitio do instituto Akatu, o consumo é constituído por seis etapas reflexivas, isto é, consumir não é só pagar por um bem ou serviço, pois a compra é uma das fases do consumo, antes de fazê-lo é preciso pensar o que vai ser consumido, o motivo, a forma e a fonte, essas reflexões são antes da compra, após a compra existem ainda o uso e o descarte.
Sabe-se que o consumo é importante para a sociedade, pois ele dá propulsão à economia mundial, com ele há demanda, que gera maior produção industrial, em consequência surgem mais empregos, melhores salários, aprimoramento tecnológico, mais consumidores, e com isso fazendo um ciclo que aumenta cada vez mais, mantendo a economia