consumismo
Como surgiu o consumismo ?
Na modernidade, houve uma ascensão do social sobre as dimensões do publico e do privado, que perderam a diferenciação. A economia entrou no mundo da política, e em grande parte, dominou-a. Com isso os interesses econômicos particulares passaram a serem as prioridades no âmbito.
Incansavelmente nos voltamos para si mesmos em busca de prazeres pequenos e vulgares com quais preencham sua alma, pois ele constitui num fator relevante da sociedade contemporânea.
Com o desenrolar dos acontecimentos históricos fez surgir a seguinte configura,ao: acirramento do processo de individualização; aumento das incertezas e vulnerabilidade; maior preocupação cm o eu; descrença em relação à política e às questões relativas ao bem comum.
Portanto, temos uma situação peculiar: maior abertura para o desenvolvimento da individualidade, desinteresse com aquilo que é público, social, comum.
Consumimos para obter os mais diversos tipos de confortos e prazeres, assim como para receber o reconhecimento e dignidade.
São exaltados valores como o corpo à própria imagem - e o consumo torna- se parte construtiva da identidade do indivíduo contemporâneo.
Quando surgiu o individualismo
Individualismo é um conceito político, moral e social que exprime a afirmação e a liberdade do individuo frente a um grupo, à sociedade e ao Estado.
O Homem do renascimento passou a apoiar a competição e a desenvolver uma crença baseada em que o homem tudo poderia, desde que tivesse vontade, talento capacidade de ação individual.
O individuo moderno possui características que começam a aparecer com maior força no período de transição entre o declínio da sociedade feudal e a ascenação do Renascimento no feudalismo, as pessoas estavam consideravelmente ligados às relações do próprio feudo-família, senhor feudal e igreja. Não havia