Consumismo Feminino
Uma manhã ensolarada, um cartão de crédito, uma vitrine luminosa, um sapato em liquidação e uma mulher passando pela loja, esse é o cenário perfeito para explicar um pouco do desejo de consumo feminino.
Que as mulheres compram, ou pelo menos gostam de comprar mais do que os homens, isso é já um fato até comprovado pelo IBOPE, e que vamos evidenciar logo mais abaixo. Contudo, para explicar por quais motivos isso se dá, é preciso que um estudo mais aprofundado seja realizado.
Homens e mulheres se diferem em muitos aspectos, dentre eles está à maneira de comprar e onde comprar. Em uma pesquisa feita sobre os gêneros humanos nas atitudes de compra, os dados mostram que as mulheres preferem comprar pessoalmente e nas lojas, pois necessitam ter o contato pessoal e poder conversar com o vendedor. E isso as difere dos homens, pois estes preferem comprar mais produtos de informática e de eletrônica pela Internet.
Promoções, sonhos, raridade, combinações, rapidez e outros itens importantes fazem do desejo de compra um sentimento de prazer e independência para as mulheres, e isso tudo é ocasionado por um momento de impulsão. A compra compulsiva pode até resultar em uma doença nomeada de oniomania. Ela é comparada a dependência de álcool e cigarro. Além disso, o consumo feminino muitas vezes pode estar aliado a outros problemas psicológicos, como a ansiedade e a baixo auto-estima. Tudo isso é explicado pelas diferenças da constituição genética, social e cultural entre homens e mulheres. Segundo um estudo realizado pelo IBOPE, que traçou os hábitos de consumo das brasileiras, as mulheres são mais detalhistas, e de uma maneira geral gostam de variar de marca, procurar por preços mais baixos, ter um contato pessoal com o vendedor da loja, e pagam mais caro por produtos de higiene pessoal. A pesquisa ainda mostra que a diferença em quantidade de compras entre homem e mulher chega a 10%.
Dessa forma, o consumismo feminino é maior que o masculino, e as