Consumismo um problema disfaçado
334 palavras
2 páginas
O consumismo um problema disfarçadoTratado como um comportamento imposto por apelo da mídia e dos círculos sociais a que o indivíduo se encontra, o consumismo, nos últimos tempos vem sendo visto de forma mais ampla devido os impactos causados de formas diretas e indiretas que o consumo desacerbado proporciona.
O consumismo deu-se início após a Revolução Industrial onde os processos de bens foram agilizados. Assim o processo de comercialização agilizou de forma que o consumidor não conhece os meios de produção e como os produtos são produzidos e quais impactos causados extração da matéria prima dos produtos, dessa forma a preocupação com os recursos naturais foram deixados de lado, em troca disso a saciedade dos consumidores garantiu a facilidade do conforto, glamour, luxo e na maioria das vezes futilidades.
Com o passar dos tempos o consumismo que era um privilégio das classes mais ricas, passou também ser das classes mais baixas devido ao crescimento da economia, ações governamentais e o trabalho da mídia vem diminuindo a distâncias das classes onde as crianças ricas e pobres querem os mesmos brinquedos e o adultos de classes sócias diferentes almejam as mesmas coisas tudo isso impulsionado por uma mídia devastadora que não respeita os limites de apelação. O poder de influência que a mídia tem sobre todas as classes é assustadora sendo que as classes mais baixas são mais influenciadas devido à falta de informação e almejando status na sociedade.
Limites devem ser impostos as empresas de publicidade que usam meios apelativos que são usados atualmente, como exemplo podemos ver crianças sendo um alvo de apelo para que os seus pais sejam convencidos a comprar, mulheres usando trajes sensuais e conotações sexuais para atrair e vulgarizar o gênero feminino. Devemos nos politizar sobre o assunto e deixarmos de nos influenciar por grupos, marcas, grifes e modelos utilizados por minoria e sim, seguir um estilo próprio, não que seja proibido comprar roupas, sapatos e